Leadmeister – A gente leva o seu próximo cliente até você_

O que é Outbound?

Como essa técnica de vendas e marketing pode aumentar o seu faturamento.

É comum que muitas pessoas e empresas ainda não compreendam de forma plena o que realmente significa outbound e como essa técnica pode impactar de maneira positiva o faturamento da sua empresa, atraindo leads qualificados, ou seja, compradores que fazem sentido para o seu produto ou serviço.

Como consequência da informação represada, o uso dessa técnica acaba sendo tímida no Brasil, comparado a outras realidades do exterior que apenas utilizam do outbound como canal principal para gerar volume e qualidade em suas vendas, atraindo a persona certa. Mas aqui na Leadmeister, nós acreditamos que informação é poder. E como uma boa empresa de vendas, que prioriza o resultado dos seus clientes, queremos compartilhar um pouco desse “poder” que utilizamos dentro da nossa operação para atrair vendas e transformar a realidade de empresas.
Talvez você se pergunte: “Se eu continuar lendo esse conteúdo, o que poderei adquirir de conhecimento sobre outbound?” – E nós te respondemos agora mesmo!

Nosso objetivo neste blog post é te explicar mais a fundo sobre outbound, como utilizar essa técnica em sua empresa e de que forma ela pode aumentar notoriamente o resultado da sua equipe de vendas, além de direcionar de forma estratégica o marketing da sua marca.

Se evoluir a experiência de compra da sua empresa faz sentido, então te convidamos para seguir nesta jornada de conhecimento. Preparado(a/e)? Então bora!

O que é outbound?

Para iniciar o tema, é válido conceituar o que é outbound marketing. De forma geral, o outbound marketing é uma forma da empresa ‘’chegar’’ até o cliente, invés da via oposta padrão (inbound marketing) em que o cliente vai até a empresa. Portanto, nesse sistema, temos uma forma mais agressiva.

Como forma de ilustrar o outbound, podemos usar como exemplos as clássicas propagandas de forma geral (seja em televisão, rádio, carros de som, etc…). Esse sistema, que já é muito comum há anos, por conta da constante mudança para o mundo online, também teve que se adaptar à essa nova onda. Isso é muito comum nos dias de hoje, onde diariamente vemos em nossas redes sociais anúncios integrando as páginas em que acessamos.

Por conta dessa nova onda digital, a captação de clientes feita pelas empresas tornou-se uma tarefa mais fácil, rápida e direcionada. Vejamos, é muito mais compensatório gastar verba de anúncios em um público segmentado e selecionado de forma assertiva, visto que com as plataformas de anúncios digitais isso fica objetivamente certeiro. Quem nunca recebeu anúncios de um produto ou similar após pesquisar uma categoria dele no Google, não é mesmo? Pois é, essa é uma das maneiras de outbound marketing feita pela captação de clientes via internet.

Vimos portanto que esse modelo possui duas vantagens importantes: a mensuração de público-alvo mais fácil e levar a sua marca, empresa ou mensagem para o maior número de pessoas possível. Porém, como nem tudo são flores, há também desvantagens nesse modelo. Como desvantagem do outbound marketing, podemos citar o CAC (Custo de Aquisição de Cliente) elevado – justamente pela segmentação, e também uma existente alta taxa de rejeição das publicidades (afinal, sejamos justos, todos pulamos a propaganda do YouTube após os cinco primeiros segundos).

Assim sendo, para aprofundar ainda mais nesse assunto, podemos trazer à tona os principais mecanismos hoje utilizados para proferir essas propagandas. O Facebook Ads e o Google Ads (que também incide no YouTube) hoje são as principais ferramentas utilizadas pelas empresas para captar clientes, gerar alcance de marca, divulgar produtos e alcançar relevância da atual mídia digital. Uma importante característica do outbound marketing na mídia digital é que se caso for necessário parar de uma hora para outra com o investimento, você ‘’desaparece do mapa midiático’’.

Por fim, a título de conclusão, vale dizer que o outbound marketing traduz portanto uma forma ativa de buscar potenciais clientes, sem que haja necessariamente o interesse dos clientes em ir atrás da empresa. Com esse papel ativo, analogicamente, a empresa fica em uma espécie de mar cheio de oportunidades na busca de capturar os peixes desejados.

Conhecendo mais sobre o funil de vendas

Primeiramente, é válido conceituar sobre o que se trata um funil de vendas. Um funil de vendas corresponde ao processo de fechamento de um negócio entre uma empresa e um cliente, mostrando todas as etapas – desde a captação deste cliente até a conversão final. Ou seja, é o caminho percorrido por um cliente desde o primeiro contato com a empresa até realizar a compra de algum produto dela.

Nesse sentido, empresas sérias que buscam ter boa reputação e realizar mais vendas ao mesmo cliente, transpassam esse caminho para os estágios de pós-venda e fidelização, entregando maior valor e confiança ao cliente.

Isso significa então que a venda não é algo direto, visto que o cliente passa por etapas que revelam o grau de interesse no produto. É por meio do funil de vendas que as empresas conseguem definir a maturidade do cliente em relação à empresa e seus produtos. Portanto, a empresa segmenta o processo de venda nessas etapas para que o cliente tenha o número correto de informações no momento da compra.

O funil de vendas apresenta basicamente três etapas: topo, meio e fundo. No topo, podemos dizer que é a fase de conhecimento/consciência do produto/empresa. É ali que ocorre a prospecção de lead “crú”, ou seja, o futuro cliente ainda não tem conhecimento de saber que possui uma necessidade – e é aí que iniciará a educação desse lead, despertando interesse em buscar novas soluções, o que acarretará em um avanço de etapa. No meio do funil, vemos um estágio onde é preciso agregar valor ao produto/empresa e gerar relevância para esse futuro cliente, transformando então esse lead numa oportunidade de venda. Aqui se busca saber as necessidades dele, instigando pontos como perfil do comprador e orçamento disponível. Você deve demonstrar motivos que comprovem que a sua empresa/produto oferece à ele a melhor solução.

No fundo do funil, encontramos a fase de fechamento da venda. Nesse momento, é necessário demonstrar o valor da sua empresa/produto/serviço convertida em uma proposta de vendas que atraia sua atenção. Aqui temos um lead qualificado, ou seja, um lead que já passou por todo o processo e está ‘’educado’’. Como dito anteriormente, após conseguir transformar esse lead qualificado em cliente, um ponto importante seria realizar ações de pós-venda e fidelização. Assim sendo, temos uma empresa de perfil que busca não somente vender para novos compradores, mas também realizar outras vendas para os já conhecidos clientes, gerando um instinto de fidelidade neste cliente.

Em síntese, podemos notar que o funil de vendas é interessante para potencializar o número de vendas, gerando mais oportunidades em um lapso menor de tempo. Por fim, vale dizer também que nos dias de hoje, com o potencial aumento das tecnologias e uso contínuo das redes, existem softwares denominados de CRM (Customer Relationship Management), que auxiliam no processo de gestão de contatos, dados, assinantes, clientes e leads.

Quer entender como a Leadmeister pode auxiliar sua equipe comercial para vender mais, com dados qualificados, inteligência de mercado e prospecção ativa e humanizada?

Clique aqui e entre em contato com nosso time!

logo_fundo_preto
Equipe Leadmeister
Atendente Comercial
Olá, tudo bem? Preencha o formulário abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato com você.