Saiba como utilizar a técnica da prospecção ativa para captar novos clientes, nutrindo seu funil de vendas e criando lastro relacional para sua empresa.
Existem diversas estratégias para se utilizar no seu negócio e ramo de atuação, principalmente para a prospecção de clientes. Iremos citar alguns exemplos de estratégias para prospectar o seu cliente:
- Inbound
- Outbound
- Canais
- Indicações
- Misto
Inbound
No Inbound a estratégia utilizada é captar clientes para seu site, atrair mais visitantes através de conteúdo nas redes sociais e mídias, fazendo com que futuramente execute a estratégia de conversão, passando o visitante pelo funil de vendas e o transformando em um lead quente ou qualificado.
Outbound
É uma estratégia utilizada para chegar no cliente de forma ativa, prospectando o cliente através de panfletos, propagandas em TV, ativações, etc. Método mais tradicional e utilizado no mercado. A vantagem dessa estratégia é que se trata de um processo ativo, onde atinge potenciais clientes que poderiam nunca chegar à empresa e consumir seu produto/serviço. A desvantagem é que essa estratégia é menos escalável que a Inbound, pois a quantidade de leads depende da produtividade e do tamanho do time de vendedores.
Indicações
Muitas empresas não trabalham diretamente com as indicações, mas é algo muito importante para atrair clientes, pois a confiança que um cliente passa para o outro, é algo muito forte no sentido de poder “arrastar” algum amigo, parente ou conhecido para dentro de uma empresa e virar consumidor fiel de seu produto ou serviço.
Misto
As empresas costumam utilizar de várias dessas estratégias para prospectar seus clientes, tendo como base da busca a jornada de compra, seu ticket médio, o marketing colocado atrás dele, fazendo com que diversas estratégias se unam e consiga prospectar de forma única o cliente.
Como funciona a prospecção ativa?
Prospecção de clientes não é só pegar contatos em uma lista qualquer e ligar para tentar vender. Isso acaba se tornando pouco eficiente, de alguma maneira joga uma parte do tempo da sua equipe fora. O melhor é estudar a estratégia que irá utilizar e traçar um planejamento concreto, com as direções e iscas para prospectar seu cliente de forma correta.
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